DataCIF2 C.1

Data da expedição do registro: 06/11/2018
Data da publicação:
31/07/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem:  AVA SCRIPT; PHP; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Emerson Fachin Martins  | Lattes
Paulo Henrique Ferreira de Araujo Barbosa  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FGA)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Saúde humana, cuidados pessoais e cosméticos

INFORMAÇÃO EM SAÚDE

A informação em saúde é um campo interdisciplinar que envolve o uso de dados, informações e conhecimentos para apoiar a tomada de decisões em saúde. O campo surgiu como uma resposta às demandas crescentes por informação em saúde de diferentes atores sociais, como gestores, profissionais, pesquisadores e usuários dos serviços de saúde. A evolução da informação em saúde acompanhou o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que possibilitaram a coleta, o processamento, o armazenamento, o acesso e a disseminação de grandes volumes de dados em saúde. As TIC também favoreceram a integração de diferentes fontes e sistemas de informação em saúde, bem como a análise e a visualização de dados para fins de monitoramento, avaliação e planejamento em saúde. No entanto, o campo da informação em saúde também enfrenta diversos desafios, como a qualidade, a confiabilidade, a comparabilidade, a acessibilidade e a utilização das informações em saúde. Além disso, há questões éticas, legais e sociais relacionadas à proteção, à privacidade e à governança dos dados em saúde. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais de saúde sejam capacitados para produzir, gerenciar e usar adequadamente as informações em saúde, com base em evidências científicas. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram o DataCIF2, um programa de computador que codifica a informação em saúde e a converte em uma medida, baseada nas classificações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). O DataCIF2 permite qualificar a informação em saúde por meio de códigos que estabelecem os determinantes em saúde e suas correlações, facilitando a aplicação e a análise das classificações em âmbito individual e populacional. O programa pode ser utilizado em meio clínico ou de pesquisa, como ferramenta para desenvolvimento de políticas sociais e de instrumento pedagógico.

• Padronização: Permite qualificar a informação em saúde por meio de códigos padronizados e baseados nas classificações internacionais da OMS;
• Versatilidade: Facilita a aplicação e a análise das classificações em âmbito individual e populacional; Pode ser utilizado em meio clínico ou de pesquisa, como ferramenta para desenvolvimento de políticas sociais e de instrumento pedagógico;
• Eficiência: Reduz a complexidade do sistema de informação em saúde e as obrigações acessórias existentes;
• Integração: Aumenta a interoperabilidade entre os produtos e serviços individuais da informação em saúde.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura