Timol C

Título: Composições contendo nanocápsulas poliméricas de β-ciclodextrina com timol e seu uso como repelente de insetos
Nº da proteção: BR 10 2022 024654 8
Universidade Federal da Paraíba (UFPA)  | Link do site
Data do depósito: 01/12/2022
Prazo legal de proteção: 20 anos contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Taís Gratieri  | Pesquisa UnB
Guilherme Martins Gelfuso  | Pesquisa UnB
Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho  | Pesquisa UnB
Amanda Malini Rocha Sales  | Lattes
Pela UFPA: Joyce Kelly do Rosário da Silva  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)   | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Saúde Humana, Cuidados Pessoais e Cosméticos

O TIMOL E SUAS PROPRIEDADES REPELENTES

O timol (2-isopropil-5-metil-fenol) é um monoterpeno fenólico presente no óleo essencial de várias espécies vegetais, em sua maioria da família Lamiaceae. Este composto se apresenta como um cristal incolor de forte odor herbal, semelhante ao tomilho (T. vulgaris) e sabor pungente. O timol é utilizado na indústria de alimentos e cosméticos, como conservante e para o uso em enxaguantes bucais, respectivamente. Além disso, em medicamentos de uso oral, estudos indicam atividades antimicrobiana, antioxidante, antiespasmódica e antitumoral do timol. Além disso, a administração tópica (diretamente na pele) de pomadas de timol é bastante conhecida, sendo empregada como repelente e acaricida. Paralelamente, os polímeros e as ciclodextrinas são os materiais mais utilizados para encapsular compostos voláteis, pois melhoram a estabilidade física e/ou química e controlam a liberação desses ativos. Assim, as ciclodextrinas são capazes de aumentar a solubilidade, controlar a liberação de compostos voláteis, melhorar a estabilidade térmica, diminuir a irritação na pele após a administração tópica, mascarar odor e sabor desagradáveis e retardar ou suprimir reações químicas. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um repelente e acaricida baseado na administração tópica de um nanoparticulado contendo timol revestido por HpβCD. A presente invenção refere-se ao campo da nanotecnologia cosmecêutica e abrange um sistema de nanocápsulas poliméricas revestidas de 2-hidroxipropil-β-ciclodextrina (HPβCD) contendo timol. O nanosistema desenvolvido é capaz de controlar a liberação do timol, resultando na redução da frequência de aplicação e no aumento de estabilidade da formulação. A adição da HPβCD, em uma fase etanólica extra no processo de preparação, faz com que se alcance um maior controle da liberação do ativo sem que, no entanto, a eficácia do sistema seja afetada, ou seja, controlou-se a liberação e melhorou-se a estabilidade sem afetar o desempenho desejável da formulação. A invenção também contempla a função repelente da composição desenvolvida sobre ninfas de Rhipicephalus sanguineus sensu lato, bem como o uso de tal composição como repelente tópico para uso humano e veterinário.

• Eficácia: Aumento da estabilidade da composição;
  • Versatilidade: Uso, tanto humano, quanto para fins veterinários;
  • Multifuncionalidade: Além do uso contra ninfas de Rhipicephalus sanguineus, pode repelir mosquitos como Aedes aegypti;
  • Segurança: Componentes com baixa toxicidade para a pele.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura