Sisvetor C

Título: SisVetor – Software de Apoio a Vigilância e Controle de Vetores de Doenças
Nº da proteção: BR 51 2022 003020 9
Data da expedição do registro: 08/11/2022
Data da publicação ou criação:
30/04/2022
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: JAVA; JAVA SCRIPT; SQL; PYTHON; POSTGREE SQL
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Jonas Lotugo Brant de Carvalho  | Pesquisa UnB
Jorge Henrique Cabral Fernandes  | Lattes
Marcela Lopes Santos
Pela [instituição cotitular]: Rogério Luiz Araújo Carminé  | Lattes
Gleyton de Castro Lima  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Saúde Humana, Cuidados Pessoais e Cosméticos

OS PROBLEMAS ASSOCIADOS A VETORES DE DOENÇAS

A vigilância e o controle de vetores de doenças são essenciais para o enfrentamento de epidemias. Dentre elas, estão a Dengue, a Zika e a Chikungunya. A Dengue, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, possui sintomas que incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele, além de riscos a vida os pacientes. A Zika e o Chikungunya são doenças virais similares a Dengue transmitidas pelo mesma espécie de mosquito, com o agravante de poder desenvolver microcefalia em recém-nascidos. A vigilância e o controle de vetores de doenças são fundamentais para o controle de epidemias e a utilização de aplicativos pode auxiliar na prevenção dessas doenças ao auxiliar a identificar áreas com maior incidência desses vetores e alertar sobre as medidas de prevenção. Os aplicativos também incentivam as pessoas a adotar medidas preventivas, como o uso de repelentes, roupas que cubram o corpo e a eliminação de possíveis focos de mosquitos. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram o software SisVetor para apoiar os processos de trabalho de vigilância e controle de vetores de doenças, com foco inicial nas doenças Dengue, Zika e Chikungunya, mas com possibilidade de extensão para apoiar processos relacionados a outros vetores. O público-alvo do software são organizações que realizam atividades de vigilância e controle vetores de doenças em diversos níveis territoriais, iniciando as ações em imóveis (e.g. residências, prédios comerciais e terrenos baldios), passando por áreas intermediárias (como quarteirão, conjuntos habitacionais e bairros), podendo chegar ao nível de controle municipal ou estadual. O software é composto pelos módulos (i) SV-Gestor, (ii) SV-Campo e (iii) SV-BI. O SV-Gestor apoia os processos na base de trabalho da unidade de vigilância vetorial, como a manutenção dos cadastros de territórios, imóveis e pessoas envolvidas, controle de demandas e atividades, registros de trabalho e geração de informação local. O SV-Campo apoia a rotina de trabalho no campo, como o registro dos imóveis e as ações realizadas além de integração com o SV-Gestor para receber as atividades definidas e enviar os dados coletados. O SV-BI apoia atividades de inteligência de negócio para geração de informação diferenciada para tomada de decisão..

• Educação: Melhora a conscientização das pessoas sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; Oferece informações sobre prevenção;
  • Colaboração: Permite que as pessoas reportem e compartilhem informações sobre a presença do mosquito;
  • Monitoramento: Verificação do nível de infestação de mosquitos;
  • Localização: Identificação de áreas com incidência de mosquitos.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura