Vitrine teste 1

Título: Composição farmacêutica baseada em compostos 1,3,4-oxadiazólicos e seu uso na preparação de medicamentos para tratamento de infecções sistêmicas
Nº da proteção: BR 10 2018 009020 8
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Fármacos

TRATAMENTO EFICAZ PARA INFECÇÕES FÚNGICAS SISTÊMICAS

As infecções fúngicas sistêmicas são grandes causadoras de morbidade e mortalidade, principalmente em indivíduos que apresentam sistema imunológico deficiente. Além disso, há um aumento nas incidências de infecções hospitalares causadas por patógenos, como os fungos dos gêneros Candida spp. (causador da candidíase), Cryptococcus spp. (causador da criptococose) e Paracoccidioides spp. (causador da paracococcidioidomicose).
Com isso, a busca de novas alternativas antifúngicas baseada na estrutura e no mecanismo de ação tem se mostrado uma estratégia eficiente e menos onerosa.

Nesse cenário, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal do Mato Grosso desenvolveram a composição farmacêutica baseada em compostos 1,3,4-oxadiazólicos e seu uso na preparação de medicamentos para tratamento de infecções sistêmicas.

COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA BASEADA EM COMPOSTOS 1,3,4-OXADIAZÓLICOS NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES SISTÊMICAS

As infecções fúngicas representam cerca de 6% de todas as infecções associadas à assistência à saúde, especialmente na crescente população de pacientes imunocomprometidos. Geralmente, o tratamento de infecções fúngicas invasivas é restrito a três classes de agentes antifúngicos principais: azólicos, polienos e equinocandinas. Porém, medicamentos antifúngicos contendo tais agentes apresentam desvantagens como toxicidade, surgimento de resistência, interações medicamentosas complexas e limitações significativas na atividade antifúngica.

Além disso, o número de medicamentos antifúngicos disponíveis para o tratamento de infecções sistêmicas é limitado, demonstrando a necessidade urgente da descoberta de novas terapias alternativas.

A presente invenção se enquadra no contexto da química farmacêutica e se refere a duas composições farmacêuticas com alvo de ação na enzima tioredoxina redutase de fungos, que é útil no tratamento de infecções humanas causadas por microrganismos do gênero Candida spp., Cryptococcus spp. e Paracoccidioides spp.

Neste contexto, a tecnologia desenvolvida representa uma alternativa viável de tratamento de infecções como a candidíase, a criptococose e a paracococcidioidomicose, apresentando índices de resposta semelhantes à drogas de referência, baixos índices de citotoxicidade e eficiência no tratamento in vivo.

• Compostos com atividade antifúngica mais eficaz (em relação aos antifúngicos convencionais);
• Composições não apresentam toxicidade ou citotoxicidade in vivo.