Calvo C

Título: Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo associação de minoxidil e latanoprosta e seu uso para o tratamento tópico da alopecia
Nº da proteção: BR 10 2020 014445 6
Data do depósito: 15/07/2020
Pela UnB: Guilherme Martins Gelfuso  | Pesquisa UnB
Paula Martins de Oliveira  | Pesquisa UnB
Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho  | Pesquisa UnB
Taís Gratieri  | Pesquisar UnB
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)   | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Fármacos

CALVÍCIE MASCULINA E SUAS IMPLICAÇÕES NA AUTOESTIMA

A alopecia androgênica, também conhecida como calvície masculina, é uma doença decorrente de uma alteração do ciclo capilar. Apesar de atingir ambos os gêneros, essa condição é mais comum nos homens, afetando até 50% dos homens acima de 50 anos. Por causar mudanças físicas significativas e aparentes, a alopecia possui implicação social direta, podendo acarretar sérios problemas de autoestima nas pessoas acometidas.

Atualmente, apenas três fármacos apresentam eficácia comprovada e aprovação pelas agências reguladoras, como o FDA e a ANVISA. O tratamento é difícil, tendo em vista a necessidade de administração frequente e ininterrupta dos medicamentos, que normalmente provocam uma série de efeitos adversos (p. ex.: irritações cutâneas, perda de libido e impotência sexual). A busca por alternativas mais seguras e efetivas, seja pela investigação de novos fármacos e suas associações, seja pela proposta de novas formulações para o tratamento da alopecia, é altamente recomendada.

TRATAMENTO INOVADOR BASEADO EM NANOTECNOLOGIA CONTRA A CALVÍCIE

Considerando os desafios descritos acima, pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram uma composição contendo os fármacos latanoprosta e minoxidil em associação, encapsulados em carreadores lipídicos nanoestruturados, para aplicação tópica. Essas nanopartículas de formato esférico são capazes de transportar os fármacos e se depositarem dentro dos folículos pilosos, onde os liberam de forma gradual no sítio-alvo de ação do medicamento, promovendo uma resposta mais efetiva, econômica e benéfica ao tratamento.

• Eficácia: Hábeis no direcionamento dos fármacos para dentro dos folículos pilosos, que são alvos da terapia;
  • Segurança: Liberação controlada das substâncias, possibilitando a redução das doses, da frequência de aplicação e dos efeitos adversos;
  • Qualidade: Características coloidais estáveis e morfologia apropriadas para aplicação tópica;
  • Eficiência: Processo de preparo rendendo nanocarreadores com alta eficiência de encapsulação dos fármacos;
  • Escalabilidade: Passível de produção em larga escala;
  • Diferencial: Os nanocarreadores lipídicos garantem um efeito oclusivo, que leva a um aumento da hidratação e consequentemente melhora a penetração dos fármacos na pele.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura