06 de Setembro de 2022
Informações da proteção | ||
Título: BCE Mobile | ||
Nº da proteção: | BR 51 2022 001783 0 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 19/07/2022 | |
Data da publicação: |
29/10/2021 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Aletéia Patrícia Favacho de Araújo | | Pesquisa UnB |
Rafael Batista Menegassi | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
APLICATIVOS DE ORGANIZAÇÃO E O BCE MOBILE
A informação é um dos recursos mais importantes e suas tecnologias são atualmente utilizadas para os mais diversos objetivos, entre eles a busca e organização da informação. Em um mundo cada vez mais conectado e com maior acessibilidade a smartphones, aplicativos de organização tornam-se uma grande demanda para otimizar o tempo dos usuários. Por isso é importante que as bibliotecas contemporâneas sigam as tendências e acompanhem os avanços tecnológicos que integrem os computadores, a internet e outras ferramentas importantes como parte normal desse processo.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para celulares, chamado BCE Mobile, que visa disponibilizar recursos providos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e de seus demais setores. O aplicativo BCE Mobile foi desenvolvido na linguagem Dart, utilizando-se do framework Flutter, e apresenta como principais funcionalidades:
- Informativos a respeito do funcionamento das bibliotecas dos campi da UnB;
- Facilitação do acesso ao sistema de gestão de empréstimos Pergamum;
- Cadastro de lembretes perante ações realizadas ou pendências consultadas;
- Disponibilização de mapas apontando as localidades de todas as unidades bibliotecárias da Universidade;
- Atalhos aos portais de atendimento ao público pelas bibliotecas.
O público-alvo a que se destina essa aplicação é, basicamente, toda a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, incluindo todos os seus campi e seus atrelados órgãos, como por exemplo o Hospital da Universidade de Brasília.
VANTAGENS
• Eficiência: Maior organização do acervo;
• Monitoramento: Acesso em tempo real à disponibilidade de livros;
• Acessibilidade: Ferramenta acessível e intuitiva.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: Trezentos | ||
Nº da proteção: | BR 51 2022 002804 2 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 18/10/2022 | |
Data da publicação: |
05/10/2021 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Ricardo Ramos Fragelli | | Pesquisa UnB | |
Virgínia Tiradentes Souto | | Pesquisa UnB | |
Luiz Philipe Xavier Lobo Filho | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site | |
Instituto de Artes (IDA) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
Departamento de Design | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
METODOLOGIA TREZENTOS DE APRENDIZAGEM
Boa parte dos casos de ansiedade em provas é ocasionado pelo sentimento do estudante em estar mal preparado para a avaliação. Essa má preparação está geralmente relacionada a conceitos prévios inexistentes ou pouco desenvolvidos que poderiam servir de âncora para novos conceitos, conforme defende a aprendizagem significativa. Nesse contexto, métodos baseados em aprendizagem ativa e colaborativa poderiam ser uma boa alternativa, haja vista que possíveis falhas de conceitos prévios poderiam ser identificadas por estudantes mais bem preparados e também poderia diminuir a sensação de estar pressionado a tirar notas boas. O Método Trezentos visa contribuir tanto na aprendizagem significativa quanto no aspecto humano, em uma aprendizagem significante, na qual o estudante se perceba como um integrante ativo do grupo, desenvolva sua autoestima e reflita sobre o seu próprio percurso de aprendizagem. Constitui um método que tem o objetivo de promover a colaboração entre os estudantes por meio de grupos que são formados de acordo com rendimento dos estudantes nas avaliações, onde alunos com maior rendimento são considerados ajudantes enquanto alunos com menor rendimento são considerados ajudados. Proposto pelo professor Fragelli (2015). Essa metodologia possui pesquisas publicadas destacando a melhoria nas taxas de aprovação de turmas de Cálculo I, com apenas 44% de aprovação, que passaram a aprovar mais de 80% dos estudantes.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um software que junta todos os conceitos da metologia Trezentos para fornecer uma ferramenta de aprendizagem para alunos e professores, de maneira simplificada e acessível. O que o aplicativo traz de vantagens para o professor/aluno é a redução de tempo na organização e burocracia que são inerentes da metodologia trezentos. enquanto não informatizado, processos como ordenação dos estudantes por notas, delegação de grupos e preenchimento de planilhas e formulários tomam tempo, que poderia ser melhor utilizado pelos alunos e professores para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina, por exemplo. Com a implementação do aplicativo, a parte burocrática da aplicação do método foi mitigada, beneficiando aos adeptos do Trezentos e facilitando a disseminação do método para os usuários.
VANTAGENS
- Eficiência: Método de ensino testado pela literatura e evidenciada eficiência no ensino de alunos com dificuldade;
- Versatilidade: Utiliza a linguagem de programação Flutter, um código aberto que possui um extenso acervo para resolução de problemas.
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Agenda 2030 da ONU:
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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: LUA - Aplicativo de Acessibilidade Linguística | ||
Nº da proteção: | BR 51 2023 000361 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 28/02/2023 | |
Data da criação: |
21/12/2022 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | HTLM, CSS, Outros. | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Rozana Reigota Naves | | Pesquisa UnB |
Sabine Gorovitz | | Pesquisa UnB | |
Thiago Costa Chacon | | Pesquisa UnB | |
María Carolina Calvo Capilla | | Pesquisa UnB | |
Susana Martínez Martínez | | Pesquisa UnB | |
Marina Maria Silva Magalhães | | Pesquisa UnB | |
Roberta Cantarela | | Pesquisa UnB | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
LINGUAGEM UNIVERSAL ACESSÍVEL
Desigualdades sociais podem se manifestar particularmente quando há pouca ou nenhuma proficiência na(s) língua(s) oficial(ais) do país onde se vive. No Brasil, é o caso de estrangeiros (imigrantes e refugiados), indígenas e pessoas com deficiência, que acabam sendo em grande parte excluídos dos programas de proteção social por não falarem português. Um aplicativo de acessibilidade linguística é uma ferramenta desenvolvida para ajudar pessoas com dificuldades em se comunicar ou entender idiomas diferentes. Esse tipo de aplicativo pode fornecer recursos que ajudam as pessoas a traduzir palavras, frases e expressões de uma língua para outra, facilitando a comunicação em situações cotidianas, como viagens, compras, estudos e trabalho. O objetivo principal de um aplicativo de acessibilidade linguística é eliminar barreiras e proporcionar uma experiência mais inclusiva e acessível para pessoas que falam diferentes idiomas. Esse tipo de aplicativo pode ser especialmente útil em ambientes multiculturais e internacionais, onde há muita diversidade linguística e cultural. Além disso, pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes de idiomas, viajantes e pessoas com deficiências auditivas ou visuais.
LUA - APLICATIVO DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA
Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram o LUA, um aplicativo de controle que permite aos usuários se integrarem e mediarem relações com indivíduos que possuem pouca ou nenhuma proficiência em sua língua padrão, por meio de uma plataforma online ou aplicativo. Por meio deste aplicativo, buscou-se implementar um sistema de comunicação linguisticamente inclusivo, capaz de integrar essas comunidades com pouca ou nenhuma proficiência na língua portuguesa aos sistemas de prestação de serviços públicos nas diversas áreas (saúde, educação, justiça, assistência social e administração de modo geral), contribuindo assim para a efetivação do exercício dos diretos humanos dessa população.
O LUA foi imaginado por pesquisadores do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e possibilita a intervenção remota de um profissional intitulado “intérprete comunitário”, pessoa formada para mediar a relação entre falantes de línguas distintas em contexto institucional de acesso a serviços. Com o LUA, o intérprete comunitário pode ser acionado pelo agente público em caráter emergencial ou por agendamento. O aplicativo traz um banco de dados de intérpretes para os mais variados pares de línguas, como o português & inglês, português & crioulo haitiano, português & Baniwa, etc.
O aplicativo possibilita que um agente público solicite a intervenção de um intérprete cadastrado no sistema, seja qual for sua localização, em algum dos pares de língua disponível nesse banco. A médio prazo, novos recursos linguísticos e tradutórios são previstos: geolocalização de intérpretes para rápida mobilização e intervenção presencial, quando possível; glossários multilíngues e informações institucionais (locais de atendimento, endereços em geral, etc.) e informações legais referentes aos direitos humanos nas várias línguas.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Fácil contato com profissionais capacitados para realizar a tradução;
• Disponibilidade: Acessibilidade e rapidez nas interações;
• Versatilidade: Integração de Múltiplas de processo.
Agenda 2030 da ONU:
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Informações da proteção | ||
Título: Jogo Interativo Móvel de Aprendizado do Orçamento e Gasto Público Federal - JOAO-MP | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001256 9 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 25/06/2019 | |
Data da criação: |
06/11/2017 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | C#, Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | André Nunes | | Pesquisa UnB |
Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Pesquisa UnB | |
Renato Tarciso Barbosa de Sousa | | Pesquisa UnB | |
Rogério Henrique de Araújo Júnior | | Pesquisa UnB | |
William Ferreira Giozza | | Pesquisa UnB | |
Ariovaldo Dias Furtado | | Lattes | |
Carlos Eduardo Lacerda Veiga | | Lattes | |
Carlos Henrique de Oliveira Leite | | Lattes | |
Daniel Alves da Silva | | Lattes | |
Dário Pereira dos Santos | | Lattes | |
Eder Luiz Dos Santos | | Lattes | |
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
Filipe Augusto Francisco de Moraes | ||
Guilherme Fay Vergara | | Lattes | |
Larissa Herculano | | Lattes | |
Matheus de Carvalho Sobrinho | | Lattes | |
Maria Fernanda Nogueira Bittencourt | | Lattes | |
Márcio Aurelio de Souza Fernandes | | Lattes | |
Narmer Abouhassan de Carvalho | | Lattes | |
Nilton Freitas Barbosa | | Lattes | |
Vinicius Coutinho Guimaraes Coelho | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia - (FT) | | Link do site |
Faculdade de Ciências da Informação (FCI) | | Link do site | |
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC) | | Link do site | |
Biblioteca Central (BCE) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
ESPAÇO DE NOVOS HORIZONTES DE TREINAMENTO
Jogos podem ser a melhor ferramenta para a aceleração do aprendizado, e são produtos de consumo com um amplo mercado. Jogos móveis interativos de aprendizagem são jogos desenvolvidos para serem utilizados em dispositivos móveis, como smatphones ou tablets, e são projetados para ensinar os jogadores algo novo ou que reforça algum conhecimento preexistente. Esses jogos usualmente incorporam conteúdos educacionais e interativos, para engajar mais o usuário, fazendo o processo de construção do conhecimento, divertido e interessante. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de interação, integração e instrução que pode ser utilizado em tablets e smartphones, e que procura interagir com o usuário por meio de jogos de alocação de recursos orçamentários que representam os gastos públicos. O objetivo do jogador é aplicar os recursos disponíveis da melhor forma possível, evoluindo para níveis cada vez mais exigentes e complexos, com base nos benefícios obtidos. O Aplicativo é uma plataforma móvel interativa que foca em ensinar os jogadores sobre técnicas orçamentárias e despesas do governo federal, usando uma série de diferentes mecânicas e elementos interativos para entreter os jogadores e ajudá-los a aprender. Ele tem como principal objetivo ser uma ferramenta de educação e divulgação sobre a receita, orçamento e gastos públicos, com o intuito de incentivar o jogador a conhecer mais sobre a Gestão Pública.
No aplicativo, o Jogador é um gestor público que deve manter a satisfação social acima de um nível mínimo e também tem o desafio de gerenciar os recursos públicos. O jogo se passa em ciclos anuais de planejamento, coleta e gastos. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade. Para cada ciclo jogado, a progressão de dificuldade aumenta deixando o jogo mais desafiador. O objetivo do jogo é ser o melhor gestor público pela maior quantidade de tempo que conseguir. O aplicativo foi desenvolvido em duas plataformas: Android e IOS, os mais utilizados em aparelhos móveis. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade, aumentando a cada ciclo jogado e deixando o jogo mais desafiador.
VANTAGENS
• Educação: Estímulo a criatividade e senso crítico no ambiente de trabalho;
• Eficiência: Rapidez no processo de treinamento;
• Facilidade de Uso: Processo de aprendizagem de maneira fácil e interativa;
• Versatilidade: Aplicativo acessível para IOS e Android.
Agenda 2030 da ONU:
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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
Informações da proteção | ||
Título: Ambientar - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001956 3 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Faculdade de Educação Física (FEF) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Evidência e Assistência Social |
UMA PLATAFORMA VOLTADA PARA INCLUSÃO
A organização é uma habilidade importante para a autonomia e independência no cotidiano, mas pode ser um desafio para pessoas no espectro do autismo, que frequentemente apresentam dificuldades na compreensão de informações visuais e sociais, na coordenação motora e na flexibilidade cognitiva. Além disso, a falta de organização pode causar estresse e ansiedade, tanto para a pessoa autista quanto para seus cuidadores. O desenvolvimento de ferramentas para ajudar a desenvolver a habilidade de organização de forma lúdica e interativa, utilizando tecnologias que permitam a personalização, o acompanhamento do progresso e o feedback positivo. O objetivo é ajudar a promover a autonomia e a independência da pessoa autista em seu ambiente doméstico, além de contribuir para a qualidade de vida e inclusão social. Com base em pesquisas científicas sobre autismo e habilidades sociais, além de seguir as diretrizes da Associação Americana de Psiquiatria para o tratamento de transtornos do espectro autista, o desenvolvimento de ferramentas vem sendo realizado em parceria com terapeutas ocupacionais, psicólogos e pais de pessoas autistas, para garantir a eficácia e a adequação às necessidades específicas do público-alvo. Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília criaram o software educacional “Ambientar”, que foi pensado para atender às necessidades de crianças e adolescentes autistas que apresentam dificuldades para organizar objetos em ambientes domésticos.
AMBIENTAR
Ambientar é uma Plataforma independente, feita em JavaScript, que é uma linguagem de programação de plataforma independente, o que significa que o software pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux, bem como em diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
A plataforma tem integração com tecnologias web, como resultado, ele tem uma grande variedade de bibliotecas e frameworks disponíveis para utilização, o que permite que o software seja desenvolvido de forma mais rápida e eficiente, além de permitir a integração com outras tecnologias web, como HTML e CSS. A experiência do usuário no Software Ambientar, desenvolvida em JavaScript, oferece uma experiência de usuário positiva por ser interativa e responsiva, permitindo que as crianças autistas aprendam e pratiquem a habilidade de organização de forma lúdica e personalizada. Além disso, a integração com tecnologias web permite o acompanhamento do progresso e a interação com outras pessoas, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo.
VANTAGENS
• Eficácia: Promoção da qualidade de vida de pessoas autistas e daqueles que as cercam.
• Versatilidade: Integração com tecnologias web; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
• Acessibilidade: Aplicativo promove a inclusão social personalizada.
Agenda 2030 da ONU:
Gostou dessa tecnologia?
Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
08 de Agosto de 2022
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