citt color 

 

A CITT é  composta por quatro áreas distintas: Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec), a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT), o Núcleo de Serviços Técnológicos (NCST), e o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). Veja o organograma completo da CITT na Figura 1 a seguir.

 

Figura 1 - Organograma da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenolvimento Tecnológico (CDT).

 

 

CITT organograma

 Fonte: CITT (2022).

 

 

Nupitec color

 

O Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) foi criado em 1999 e é a área responsável pela proteção e gestão das tecnologias desenvolvidas no âmbito da Universidade de Brasília. Formado por uma equipe multidisciplinar (biologia, biotecnologia, química e engenharias), as ações do Núcleo visam propiciar a elaboração de documentos personalizados para posterior solicitação de proteção nas diversas modalidades abarcadas pela propriedade industrial (patentes, desenhos industriais, marcas), pelas proteções Sui Generis (topografias de circuitos integrados) ou pelos direitos autorais (programas de computadores).

 

 

ACT color

 

A Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) atua promovendo a inovação por meio das relações institucionais da Universidade de Brasília (UnB) com diversos atores nacionais e internacionais interessados na transferência de tecnologias de titularidade da UnB. A ACT atua na proscção, avaliação,  oferta e negociação com o setor produtivo, até  a formalização e gestão dos instrumentos jurídicos referentes à transferência das tecnologias de titularidade da Universidade. 

 

NCST marca vertical 

Núcleo de Serviços Técnológicos (NCST) é a área responsável por mediar os processo de credenciamnto dos laboratórios da UnB e por fazer todo o acompanhamento da prestação de serviços técnicos especializados realizados pelos diversos laboratórios credenciados.

 

 

SBRT Lívia 

 

O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) é a área responsável por elaborar respostas técnicas personalizadas à  sociedade empreendedora no que concerne a dúvidas tecnológicas de baixa complexidade relativas a melhoria de produtos e processos, visando melhorar o desempenho de negócios.