citt color

 

A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) foi criada em 1990 para receber as áreas do CDT que atuam diretamente com as obrigações mínimas do NIT previstas no artigo 16, §1º da Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973/2004), especialmente as atribuições relativas à  manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia. Inicalmente nomeada como Gerência de Inovação e Transferência de Tecnologia (GITT), em 2020 passou a ser uma Coordenação, sendo a área do CDT responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e prestação de serviços tecnológicos. A CITT é  composta por quatro áreas distintas: Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec), a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT), o Núcleo de Serviços Técnológicos (NCST), e o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).

 

O Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) é a área responsável pela proteção das tecnologias desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. A Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) é a área responsável por transferir as tecnologias já protegidas pelo Nupitec à sociedade. O Núcleo de Serviços Tecnológicos (NCST) é a área responsável por mediar os processos de credenciamento dos laboratórios da UnB e por fazer todo o acompanhamento da prestação de serviços técnicos especializados realizados pelos diversos laboratórios credenciados. O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) é a área responsável por elaborar respostas técnicas personalizadas à  sociedade empreendedora no que concerne a dúvidas tecnológicas de baixa complexidade relativas a melhoria de produtos e processos, visando melhorar o desempenho de negócios.

 

Juntas as quatro áreas da CITT apoiam e promovem o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo, possibilitando a comunidade acadêmica assim como às instituições e empresas parceiras da UnB uma experiência progressista com vista a uma universidade inovadora.

  

Além disso, a CITT coordena a Prospecção Tecnológica e o Mapeamento de competências e perfis na Universidade de Brasília. Essa atividade integra o Planejamento Estratégico 2011/2015 da Universidade de Brasília e que está sendo executada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Até a presente data foram entrevistados 587 pesquisadores da instituição.

 

Quer saber mais sobre a história da CITT, sobre as proteções da propriedade intelectual e das transferências de tecnologia da UnB? Leia o artigo "Indicadores de PI e TT" ou navegue pelo menu "INOVAÇÃO" aqui do website do CDT.