11 de Agosto de 2022

A Prestação de Serviços Técnicos Especializados (PSTE) na UnB é realizada sempre por laboratórios devidamente credenciados para essa finalidade. Os laboratórios aptos a prestarem serviços técnicos especializados possuem extenso know-how em suas respectivas áreas de expertise. Dessa forma, após aprovados na etapa de credenciamento, ofertam seus conhecimentos para demandas externas, estas que podem ser solicitadas por entidades públicas, pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas.

Para saber quais laboratórios prestam serviços técnicos especializados atualmente, baixe a relação mensal abaixo:

Laboratórios credenciados

10 de Agosto de 2022

As normas que regem a prestação de serviço técnico especializado no âmbito da UnB são, respectivamente:

 

Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004)

Instrução Normativa CAPRO 004/2020 

Parecer n. 00001/2022/CP-CT&I/DEPCONSU/PGF/AGU

A Prestação de Serviços Técnicos Especializados (PSTE) é regulamentada pela Instrução Normativa CAPRO 004/2020, que prevê duas etapas para que seja possível a Prestação de Serviços Técnicos Especializados. É preciso credenciar o laboratório, primeiramente, e após a conclusão do credenciamento do laboratório, seguida da formalização de contrato entre a Universidade de Brasília e a fundação de apoio escolhida, o laboratório estará apto para a execução dos serviços. Para visualizar as etapas de cada processo, baixe os documentos abaixo:

Credenciamento de laboratório e formalização de contrato

Execução de serviços técnicos especializados 

Checklist para credenciamento

 O Núcleo de Serviços Tecnológicos (NCST) é o setor responsável pelas demandas de Prestação de Serviços Técnicos Especializados (PSTE) previstos no artigo 8º da Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004). Sendo assim, a área é encarregada pela mediação dos processos desde o credenciamento dos laboratórios da UnB, prospecção para atendimento de demandas e até o acompanhamento das prestações dos serviços realizados.

O NCST promove o fortalecimento e desenvolvimento de empresas, microempresas e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo por meio do acesso aos serviços técnicos especializados prestados pelo corpo de pesquisadores, mestres e doutores da Universidade de Brasília. O programa foi criado em 1994 e nasceu da necessidade de um serviço de atendimento aos empresários do Distrito Federal, que demandavam soluções para questões tecnológicas de média e alta complexidade.