Vitrine teste 1

Título: Um anticorpo humanizado anti IFN-alfa2b
Nº da proteção: BR 10 2019 010866 5
onsejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)  | Link do site
Universidad Nacional del Litoral (UNL)  | Link do site
Data do depósito: 28/05/2019
Tipo de proteção: patente de invençãO
Pela UnB: Marcelo de Macedo Brigido  | Pesquisa UnB
Andrea Queiroz Maranhão  | Pesquisa UnB
Pela UNL: Alberto Sergio Garay
Daniel Enrique Rodrigues
Fernando Henrique Herrera
Pela [instituição cotitular]: Carolina Verónica Attallah
Marina Etcheverrigaray
Marcos Rafael Oggero Eberhardt
María Fernanda Aguilar
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Nanobiotecnologia

TRATAMENTOS DE DOENÇAS AUTOIMUNES

Doenças autoimunes são aquelas em que a resposta imune da pessoa acometida apresenta um desajuste que acaba afetando os tecidos e órgãos do próprio corpo. Uma das doenças autoimunes de maior relevância é o lúpus eritematoso sistêmico (LES), que está relacionada à liberação excessiva de IFN-alfa (interferon-alfa: uma substância do sistema imune com atividade antiviral, imunomoduladora e antiproliferativa), causando danos a diversos tecidos e órgãos.

O tratamento convencional ao LES consiste no emprego de hidroxicloroquina, corticosteroides e imunossupressores. Com os avanços na pesquisa biomédica, novos tratamentos com anticorpos recombinantes anti-IFN-alfa tem ganhado cada vez mais espaço. Tais anticorpos atuam na neutralização do IFN-alfa, diminuindo seus danos.

Anticorpos monoclonais para o tratamento de doenças autoimunes já estão disponíveis no mercado, como o Belimumab, mas seu mecanismo de ação não envolve a neutralização de IFN-alfa. Nesse cenário, pesquisadores da Universidade de Brasília, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Argentina) e da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) desenvolveram um anticorpo neutralizante anti-IFN-alfa2b humanizado, para o tratamento de doenças autoimunes relacionadas à superprodução de IFN-alfa, como o LES, pancreatite autoimune tipo I, sialoadenite e fibrose retroperitoneal.

A presente invenção utiliza-se de tecnologia de ponta, como a bioinformática e bioengenharia, para o desenho inteligente do anticorpo visando uma maior especificidade ao alvo e eficiência no tratamento.

• Alta afinidade à proteína-alvo, garantindo uma maior neutralização;
• Anticorpo com maior estabilidade proteica em pH neutro, em comparação com outros anticorpos anti-IFN-alfa;
• Produto totalmente inovador por ser primeiramente gerada em computador, não sendo possível de encontrar na natureza.