06 de Setembro de 2022

 

 PEDCARE C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Ped Care
Nº da proteção: BR 51 2020 000390 7  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 10/03/2020  
Data da publicação:
12/12/2019  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: C#  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Carla Denise Castanho  | Pesquisa UnB          
  Casandra Genoveva R. Martins Ponce de Leon  | Pesquisa UnB
  Laiane Medeiros Ribeiro  | Pesquisar UnB
  Silvana Schwerz Funghetto  | Pesquisar UnB
  Gabriel Filipe Botelho Barbosa  | Lattes
  Tatiana Queiroz Velloso da Silveira  | Lattes
  Tila Viana Fernandes Marques  | Lattes
  Luiz Fernando Vieira de Castro Ferreira  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
  Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

PED CARE – APRENDENDO SE DIVERTINDO

A melhoria do processo de ensino-aprendizagem é resultado do engajamento e do despertar da criatividade e curiosidade do estudante. Isso faz com que ele se sinta parte ativa do seu processo de formação. Nesse contexto, jogos educativos para ensino superior podem ajudar consideravelmente os processos de aprendizagem. Sendo assim, o uso de aplicativos educativos na área de saúde tem se mostrado promissores para conscientizar ou educar usuários a respeito desses temas.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa educativo para dispositivos mobile com foco em temas da pediatria. O Ped Care é um jogo educativo ao estilo Tower Defense com mecânica de quiz que explora temas relacionados à Pediatria do ponto de vista do enfermeiro.
Ele foi desenvolvido para testar o nível de conhecimento do jogador sobre esse assunto através de perguntas e respostas que, ao serem respondidas corretamente, fornecem vantagens ao jogador. O jogador perde se houverem um determinado número de ataques à sua base, enquanto o jogador, para ganhar, precisa responder corretamente uma quantidade mínima predeterminada de perguntas. Essas perguntas são escolhidas aleatoriamente de um banco de questões sobre diversas áreas de conhecimento da pediatria. Elas aparecem uma de cada vez com um certo espaçamento de tempo entre elas. Essa mecânica de gamificação permite um maior engajamento dos jogadores ao mesmo tempo que reforça conhecimentos necessários aos profissionais. O aplicativo Ped Care está disponível para android de maneira gratuita para download.

  

VANTAGENS

• Simplificação: Processo de aprendizagem leve e descontraído;
• Facilidade de Uso: Mecânicas de gamificação amigável à aprendizagem, mesmo em adultos;
• Custo-benefício: Gratuito e acessível a partir da Playstore em dispositivos Android;
• Educação: Ferramenta de auxílio a aprendizagem de enfermeiros e pediatras.

 

Agenda 2030 da ONU:

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

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 AVANeoPED C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Ambiente Virtual de Aprendizagem de Administração de Medicamentos em Pediatria/Neonatologia 
Nº da proteção: BR 51 2020 000391 5  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 05/05/2020  
Data da publicação:
10/08/2019  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Outros  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Alayne Larissa Martins Pereira  | Lattes
  Casandra Genoveva R. Martins Ponce de Leon  | Pesquisa UnB            
Laiane Medeiros Ribeiro  | Pesquisa UnB
Silvana Schwerz Funghetto  | Pesquisa UnB
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 x

 

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

A necessidade de realizar tarefas em um ambiente virtual se intensificou após a pandemia da COVID-19. O desenvolvimento de plataformas online que realizam atividades que antes precisariam ser presenciais foram necessárias em diversas áreas como saúde e educação.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online utilizada para fins educacionais. O AVA existe para simular uma sala de aula real no meio digital, sendo assim, é um sistema que permite que os professores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos através da web.

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), tendo em vista as necessidades dos cursos da saúde Neonatologia e Pediatria, desenvolveram um programa de computador intitulado Ambiente Virtual de Aprendizagem de Administração de Medicamentos em Pediatria/Neonatologia, ou AVANeo PED. Nesta plataforma é possível ter acesso a cinco módulos correspondentes ao conteúdo de Medicação em Neonatologia/Pediatria destinado a profissionais e estudantes de Enfermagem, onde também é possível ver vídeos que tem sua origem no Youtube e acessar imagens.

 

VANTAGENS

• Eficácia: Ambiente dedicado ao ensino e aprendizagem.
• Facilidade de Uso: Interface acessível e amigável.
• Disponibilidade: Disponível aos alunos de graduação da UnB.

 

 Agenda 2030 da ONU:

 4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

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 GLOSSARIO C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Glossário Multilíngue Online sobre Migração e Refúgio
Nº da proteção: BR 51 2020 002314 2  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 03/11/2020  
Data da publicação ou criação:
05/07/2019  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Python   
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Anna Beatriz Dimas Furtado  | Lattes
  Cláudio Corrêa e Castro Gonçalves  | Pesquisa UnB          
  Elisa Duarte Teixeira  | Pesquisa UnB
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)  | Link do site
Departamento: Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

NOVA FERRAMENTA PARA AUXÍLIO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES

Tradutores e intérpretes frequentemente recorrem a recursos de apoio para desempenhar suas tarefas diárias, como, por exemplo, dicionários, glossários e ontologias. Entretanto, nem sempre esses recursos estão disponíveis na internet; muitos nem são nativo-digitais, o que pode trazer dificuldades ao acesso quando é preciso consultar rapidamente um termo ou expressão, como ocorre durante a interpretação. Nesses casos, ter acesso a uma fonte de consulta confiável disponível online não é só desejável, mas necessário. Essa necessidade é ainda maior no caso de tradutores e intérpretes comunitários, que desempenham suas tarefas com vias a garantir o acesso a direitos humanos básicos (como serviços hospitalares e educacionais, audiências públicas e solicitações de refúgio, por exemplo), pois há uma escassez de recursos e materiais nessa área, já que não é muito rentável e depende de recursos públicos, contanto, muitas vezes, com a colaboração de tradutores e intérpretes voluntários.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador denominado “Glossário Multilíngue Online Sobre Migração e Refúgio” com o intuito de auxiliar o trabalho de tradutores e intérpretes em sua rotina. O software do glossário permite a busca de unidades de tradução especializada - agrupamento de palavras que geralmente são traduzidas em conjunto - no banco de dados em qualquer uma das quatro línguas do projeto: português brasileiro, espanhol, francês e inglês.
Todas as entradas do glossário contendo a palavra ou expressão pesquisadas são exibidos imediatamente na tela, com os respectivos equivalentes nas demais línguas do projeto, além de exemplos de uso, indicação de uso em variantes regionais de cada língua e frequência no corpus que serviu de base para o levantamento das entradas. Por ser um aplicativo desenvolvido para web e estar hospedado em nuvem, o glossário pode ser acessado gratuitamente de qualquer lugar do mundo, bastando que se tenha uma conexão com a internet, através do sítio http://www.mobilang.unb.br/.

  

VANTAGENS

• Disponibilidade: Ferramenta Online e gratuita, disponível a qualquer usuário através de navegadores Web, podendo ser acessado em computadores e celulares.
• Eficiência: Direcionado para auxílio de tradutores e intérpretes, compreendendo suas necessidades laborais.

 

 Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

 

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 PRAVAC C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: PRAVAC – programa de relatórios para aquecimento, ventilação e ar condicionado
Nº da proteção: BR 51 2021 000506 6  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 23/03/2021  
Data da publicação:
04/12/2020  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Visual Basic  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB:  João Manoel Dias Pimenta  | Pesquisa UnB          
  Giovana Amaral Jacinto de Mello  | Lattes
  Paulo Victor Souza da Silva  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Mecânica (ENM)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria:  Habitação  

 

 

A CLIMATIZAÇÃO E O PLANEJAMENTO

A climatização de ambiente é a definição dada ao processo de fazer com que um ambiente comercial permaneça numa faixa confortável a seus habitantes. Nesse contexto, podem ser empregados diferentes maquinários para se atingir esse objetivo, como ar-condicionado, purificadores de ar, aquecimento, ventilação, desumidificação, umidificador, etc. Um bom planejamento, dimensionamento e execução do projeto garante que as máquinas operarão dentro da sua eficiência desejada e não haverá problemas devido ao mau uso. Ademais, a manutenção é planejada, tornando a ocorrência de imprevistos muito menor.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um programa de computador, denominado PRAVAC (programa de relatórios para aquecimento, ventilação e ar-condicionado), que permite a criação de relatórios, memorial descritivo, com caderno de especificação incluso, e plano de manutenção, operação e controle (PMOC) para projetos de climatização diretos e indiretos. O programa é direcionado para projetistas e engenheiros que participam de projeto de climatização com intuito de tornar mais fácil, prático e rápido o processo de geração dos documentos. Desde sua concepção, o presente software foi pensado para ser integrado à metodologia BIM (Building Information Methodology), por isso também pode ser de interesse de desenvolvedores de aplicações interessados em integrá-lo a ela automatizando as etapas de inserção de dados.
Possui menus de acordo com tópicos de projeto: “Inicial”, “Empresa”, “Carga Térmica”, “Equipamentos”, “Tubos”, “Dutos” e “Anexos e Desenhos”. Neles, há campos de inserção de dados manuais pelo usuário que ficam disponíveis em caixas de visualização. O programa conta com um banco de dados próprio em forma de planilha onde estão armazenadas a lista de opções das caixas de seleção e os textos-base que são usados e editados para composição do documento final de acordo com as opções inseridas pelo usuário.

  

VANTAGENS

• Eficiência: Auxílio da equipe de projeto, em especial o responsável pela redação do memorial;
• Versatilidade: Permite exportar diferentes relatórios nos formatos “.doc” e “.xls, permitindo posterior edição; Pode ser empregado como base para integração com softwares BIM.

 

Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

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 Lietro C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: “Pacote de ferramentas Lietro para letramento inclusivo e comunicação aumentada” e “teclado mágico Lietro”
Nº da proteção: BR 51 2021 001322 0 e BR 51 2021 001323 9  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 22/06/2021  
Data da publicação ou criação:
14/10/2020  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Javascript  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Renato José Rodrigues Malcher Lopes  | Pesquisa UnB          
Externo:  Daniel Gonçalvez Siqueira  
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação

 

O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

O termo autismo se refere a manifestações de diferentes graus de comprometimentos no desenvolvimento da socialização, comunicação e cognição. Tais problemas podem aparecer acompanhados de diversos outros sintomas em diferentes síndromes, havendo um espectro continuo de perfis que vão do grau leve, onde há comunicação verbal e independência, até os graus medianos e severos, onde a comunicação verbal é ausente, dificultando muito a socialização e o desenvolvimento cognitivo-intelectual. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Os problemas de comunicação de TEA caracterizam-se pelas dificuldades em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Observações recentes indicam que comportamentos repetitivos, aparentemente desprovidos de propósito, não são necessariamente meras manifestações de atividade mental desordenada, sem objetivo ou controle consciente. Relatos de autistas que eventualmente aprenderam a usar dispositivos digitais para se comunicar, indicam que, na verdade, tais comportamentos possam representar uma estratégia adaptativa para reduzir a saturação perturbadora que os estímulos externos podem causar nos circuitos envolvidos na percepção sensorial.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um conjunto de aplicativos para tablets e celulares para o auxílio da escrita para usuários não-letrados crianças e portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominados de Lietro. O objetivo geral destes softwares é desenvolver e validar uma tecnologia assistiva para tablets digitais, o qual se utilizam de abordagens centradas na percepção visual e na interatividade proporcionada por telas sensíveis ao toque para estimular, de forma a incluir estudantes com necessidades especiais, o aprendizado de linguagem escrita - auxiliando, assim, no seu desenvolvimento intelectual e na sua capacidade de comunicação. O aplicativo também propõe auxiliar pessoas não verbais a se comunicarem mesmo antes de desenvolveram compreensão da linguagem escrita. Os aplicativos foram continuamente testados e ajustados em atividades assistidas por psicólogos com indivíduo autista não-verbal em contexto escolar e em atividades de compra em supermercado, garantindo a melhor experiência aos usuários.

 

VANTAGENS

  • Facilidade de Uso: Intuitivo e interface amigável para uso;
  • Eficiência: Aplicativos testado por diferentes psicólogos em situações reais; Auxílio do letramento de crianças portadoras de TEA.

 

 Agenda 2030 da ONU:

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

 

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 Vida de inseto C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Vida de Inseto 
Nº da proteção: BR 51 2021 002349 8  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 13/10/2021  
Data da publicação ou criação:
30/06/2021  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Outros  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Gilberto Lacerda dos Santos  | Pesquisa UnB          
Pedro Henrique Cavendish Schimmelpfeng  | Lattes
  Bruno Santos Ferreira  | Lattes
  Stephanie Marie D B T C Coomans de Brachene  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

APRENDENDO BRINCANDO

A educação ambiental é o conjunto de conhecimentos e processos para construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Nesse contexto, deve-se levar em conta o processo educativo dos indivíduos, que necessitam compreender seu contexto e seu impacto no ecossistema. Diferentes ferramentas têm sido empregadas para auxiliar a conscientização ambiental. Entre elas, os aplicativos mobile têm mostrado grande importância quando se trata de aliar ensino e entretenimento. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para dispositivos móveis “Android” e “IOS”, intitulado “Vida de Inseto”, focado na identificação de insetos e no ensino da consciência ambiental.

O aplicativo faz uso de diversos elementos interativos com intenção de engajar pessoas e facilitar o aprendizado dos usuários. Um deles é a gamificação, que emprega mecanismos e dinâmicas para tornar a experiência educativa mais agradável e estimular a interação. Com ele, é possível fazer um mapeamento dos insetos em um determinado local. Há um álbum de figurinhas, desafios e uma série de ferramentas para engajar os alunos. O aplicativo encontra-se disponível para baixar nas lojas de aplicativos da Apple e Google.

  

VANTAGENS

• Disponibilidade: Aplicativo gratuito e acessível, disponível para Android e IOS.
• Sustentabilidade: Promove a conscientização ambiental de maneira leve, através das ferramentas de gamificação.

 

Agenda 2030 da ONU:

 4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 15 Vida terrestre

 

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 Gramatike C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Gramatikê 
Nº da proteção: BR 51 2022 001550 1  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 05/07/2022  
Data da publicação ou criação:
07/03/2022  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Outros  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Wilson Henrique Veneziano  | Pesquisa UnB          
  Eloisa Nascimento Silva Pilati  | Pesquisa UnB
  Rafael Silva de Alencar  | Lattes
  Guilherme Rodrigues Lodron Pires  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
Instituto de Letras (IL)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
  Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades de forma em que o estudante participe ativamente do processo. Suas aplicações permitem o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para se trabalhar em equipe.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para dispositivos mobile Android para aprimoramento e educação de conceitos de gramática da língua portuguesa empregando metodologias ativas. O aplicativo Gramatikê contempla atividades pedagógicas, envolvendo explicações teóricas, exercícios e jogos que podem colaborar com o processo da aprendizagem de gramática da língua portuguesa. Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais.

  

VANTAGENS 

• Eficiência: Contribui com a metodologia de ensino já utilizada pelo professor por meio de recursos motivacionais;
• Eficácia: Desenvolvimento de competências como criticidade, criatividade e iniciativa;
• Expertise: Software desenvolvido por profissionais da educação com metodologias modernas e arrojadas.

 

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 BCE MOBILE C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: BCE Mobile 
Nº da proteção: BR 51 2022 001783 0  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 19/07/2022  
Data da publicação:
29/10/2021  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Outros  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Aletéia Patrícia Favacho de Araújo  | Pesquisa UnB          
  Rafael Batista Menegassi  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

APLICATIVOS DE ORGANIZAÇÃO E O BCE MOBILE

A informação é um dos recursos mais importantes e suas tecnologias são atualmente utilizadas para os mais diversos objetivos, entre eles a busca e organização da informação. Em um mundo cada vez mais conectado e com maior acessibilidade a smartphones, aplicativos de organização tornam-se uma grande demanda para otimizar o tempo dos usuários. Por isso é importante que as bibliotecas contemporâneas sigam as tendências e acompanhem os avanços tecnológicos que integrem os computadores, a internet e outras ferramentas importantes como parte normal desse processo.

 

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aplicativo para celulares, chamado BCE Mobile, que visa disponibilizar recursos providos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e de seus demais setores. O aplicativo BCE Mobile foi desenvolvido na linguagem Dart, utilizando-se do framework Flutter, e apresenta como principais funcionalidades:

  • Informativos a respeito do funcionamento das bibliotecas dos campi da UnB;
  • Facilitação do acesso ao sistema de gestão de empréstimos Pergamum;
  • Cadastro de lembretes perante ações realizadas ou pendências consultadas;
  • Disponibilização de mapas apontando as localidades de todas as unidades bibliotecárias da Universidade;
  • Atalhos aos portais de atendimento ao público pelas bibliotecas.

 

O público-alvo a que se destina essa aplicação é, basicamente, toda a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, incluindo todos os seus campi e seus atrelados órgãos, como por exemplo o Hospital da Universidade de Brasília.

  

VANTAGENS

• Eficiência: Maior organização do acervo;
• Monitoramento: Acesso em tempo real à disponibilidade de livros;
• Acessibilidade: Ferramenta acessível e intuitiva.

 

Agenda 2030 da ONU:

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 Trezentos C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Trezentos
Nº da proteção: BR 51 2022 002804 2  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 18/10/2022  
Data da publicação:
05/10/2021  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Outros  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Wilson Henrique Veneziano  | Pesquisa UnB          
  Ricardo Ramos Fragelli  | Pesquisa UnB
  Virgínia Tiradentes Souto  | Pesquisa UnB
  Luiz Philipe Xavier Lobo Filho  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
  Faculdade UnB Gama (FGA)  | Link do site
  Instituto de Artes (IDA)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
  Departamento de Design  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

METODOLOGIA TREZENTOS DE APRENDIZAGEM

Boa parte dos casos de ansiedade em provas é ocasionado pelo sentimento do estudante em estar mal preparado para a avaliação. Essa má preparação está geralmente relacionada a conceitos prévios inexistentes ou pouco desenvolvidos que poderiam servir de âncora para novos conceitos, conforme defende a aprendizagem significativa. Nesse contexto, métodos baseados em aprendizagem ativa e colaborativa poderiam ser uma boa alternativa, haja vista que possíveis falhas de conceitos prévios poderiam ser identificadas por estudantes mais bem preparados e também poderia diminuir a sensação de estar pressionado a tirar notas boas. O Método Trezentos visa contribuir tanto na aprendizagem significativa quanto no aspecto humano, em uma aprendizagem significante, na qual o estudante se perceba como um integrante ativo do grupo, desenvolva sua autoestima e reflita sobre o seu próprio percurso de aprendizagem. Constitui um método que tem o objetivo de promover a colaboração entre os estudantes por meio de grupos que são formados de acordo com rendimento dos estudantes nas avaliações, onde alunos com maior rendimento são considerados ajudantes enquanto alunos com menor rendimento são considerados ajudados. Proposto pelo professor Fragelli (2015). Essa metodologia possui pesquisas publicadas destacando a melhoria nas taxas de aprovação de turmas de Cálculo I, com apenas 44% de aprovação, que passaram a aprovar mais de 80% dos estudantes.

 

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um software que junta todos os conceitos da metologia Trezentos para fornecer uma ferramenta de aprendizagem para alunos e professores, de maneira simplificada e acessível. O que o aplicativo traz de vantagens para o professor/aluno é a redução de tempo na organização e burocracia que são inerentes da metodologia trezentos. enquanto não informatizado, processos como ordenação dos estudantes por notas, delegação de grupos e preenchimento de planilhas e formulários tomam tempo, que poderia ser melhor utilizado pelos alunos e professores para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina, por exemplo. Com a implementação do aplicativo, a parte burocrática da aplicação do método foi mitigada, beneficiando aos adeptos do Trezentos e facilitando a disseminação do método para os usuários.

  

VANTAGENS

  • Eficiência: Método de ensino testado pela literatura e evidenciada eficiência no ensino de alunos com dificuldade;
  • Versatilidade: Utiliza a linguagem de programação Flutter, um código aberto que possui um extenso acervo para resolução de problemas.

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Agenda 2030 da ONU:

 4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

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 LUA C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: LUA - Aplicativo de Acessibilidade Linguística
Nº da proteção: BR 51 2023 000361 1  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 28/02/2023  
Data da criação:
21/12/2022  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: HTLM, CSS, Outros.  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Rozana Reigota Naves  | Pesquisa UnB          
  Sabine Gorovitz  | Pesquisa UnB
  Thiago Costa Chacon  | Pesquisa UnB
  María Carolina Calvo Capilla  | Pesquisa UnB
  Susana Martínez Martínez  | Pesquisa UnB
  Marina Maria Silva Magalhães  | Pesquisa UnB
Roberta Cantarela  | Pesquisa UnB
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)  | Link do site
Departamento: Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Socialtech  
Classificação - Subcategoria: Educação  

 

 

LINGUAGEM UNIVERSAL ACESSÍVEL

Desigualdades sociais podem se manifestar particularmente quando há pouca ou nenhuma proficiência na(s) língua(s) oficial(ais) do país onde se vive. No Brasil, é o caso de estrangeiros (imigrantes e refugiados), indígenas e pessoas com deficiência, que acabam sendo em grande parte excluídos dos programas de proteção social por não falarem português. Um aplicativo de acessibilidade linguística é uma ferramenta desenvolvida para ajudar pessoas com dificuldades em se comunicar ou entender idiomas diferentes. Esse tipo de aplicativo pode fornecer recursos que ajudam as pessoas a traduzir palavras, frases e expressões de uma língua para outra, facilitando a comunicação em situações cotidianas, como viagens, compras, estudos e trabalho. O objetivo principal de um aplicativo de acessibilidade linguística é eliminar barreiras e proporcionar uma experiência mais inclusiva e acessível para pessoas que falam diferentes idiomas. Esse tipo de aplicativo pode ser especialmente útil em ambientes multiculturais e internacionais, onde há muita diversidade linguística e cultural. Além disso, pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes de idiomas, viajantes e pessoas com deficiências auditivas ou visuais.

 

LUA - APLICATIVO DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram o LUA, um aplicativo de controle que permite aos usuários se integrarem e mediarem relações com indivíduos que possuem pouca ou nenhuma proficiência em sua língua padrão, por meio de uma plataforma online ou aplicativo. Por meio deste aplicativo, buscou-se implementar um sistema de comunicação linguisticamente inclusivo, capaz de integrar essas comunidades com pouca ou nenhuma proficiência na língua portuguesa aos sistemas de prestação de serviços públicos nas diversas áreas (saúde, educação, justiça, assistência social e administração de modo geral), contribuindo assim para a efetivação do exercício dos diretos humanos dessa população.
O LUA foi imaginado por pesquisadores do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e possibilita a intervenção remota de um profissional intitulado “intérprete comunitário”, pessoa formada para mediar a relação entre falantes de línguas distintas em contexto institucional de acesso a serviços. Com o LUA, o intérprete comunitário pode ser acionado pelo agente público em caráter emergencial ou por agendamento. O aplicativo traz um banco de dados de intérpretes para os mais variados pares de línguas, como o português & inglês, português & crioulo haitiano, português & Baniwa, etc.
O aplicativo possibilita que um agente público solicite a intervenção de um intérprete cadastrado no sistema, seja qual for sua localização, em algum dos pares de língua disponível nesse banco. A médio prazo, novos recursos linguísticos e tradutórios são previstos: geolocalização de intérpretes para rápida mobilização e intervenção presencial, quando possível; glossários multilíngues e informações institucionais (locais de atendimento, endereços em geral, etc.) e informações legais referentes aos direitos humanos nas várias línguas.

 

VANTAGENS

• Facilidade de Uso: Fácil contato com profissionais capacitados para realizar a tradução;
• Disponibilidade: Acessibilidade e rapidez nas interações;
• Versatilidade: Integração de Múltiplas de processo.

 

Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

 

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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

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